sábado, 18 de agosto de 2012

Preservar a natureza é preservar a raça humana

Não faz tanto tempo assim desde que a Revolução Industrial mudou  o destino da humanidade com a implantação de indústrias dos mais variados setores que devoraram e ainda devoram matéria-prima bruta retirada da natureza para transformar em um produto acabado e contribuindo significativamente para a degradação do meio natural.
No momento em que governos, cientistas, ONGs e a sociedade de forma geral estudam uma forma de mudar os hábitos da população mundial, a natureza mostra sua fúria através de furacões cada vez mais violentos, chuvas em grande quantidade que destroem casas e provocam um caos generalizado na região em que ocorrem; além de muitas outras manifestações violentas.
Já sabemos que estamos com a capacidade máxima de exploração dos recursos naturais, nosso consumo está além, muito além da capacidade de reposição pela natureza. Dessa forma, é necessário que se faça de maneira urgente uma intervenção no nosso modo de ver a natureza a começar introduzindo na cabeça das pessoas a idéia de que também somos partes do meio ambiente, também somos natureza e sendo assim, quando agredimos o meio ambiente estamos agredindo a nós mesmos.
È necessário também que se criem áreas de conservação como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Estado do Amazonas, que é a primeira reserva de desenvolvimento sustentável do Brasil, além de ser a única do mundo localizada totalmente em área de mata de várzea. Esta reserva é um exemplo de sucesso, pois concilia preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda através dos vários projetos desenvolvidos na reserva e é um vasto campo de pesquisa para cientistas de todo o globo terrestre que vem realizar pesquisas em uma área totalmente preservada.
Ao preservarmos uma área de floresta de várzea, terra firme; cerrado, caatinga, etc..., estamos garantindo que a vida tenha uma chance: os animais que vivem naquela área e que morrerão por não terem para onde ir; os vegetais, muitos ainda desconhecidos da ciência e que talvez contenham a cura para alguns males da humanidade. Quando preservamos, depositamos nossas esperanças para o futuro daquela área, garantimos que todo um ecossistema se mantenha em condições de dar continuidade ao ciclo natural.
Manejo do Pirarucu na Reserva Mamirauá- Foto: Equator Initiative

A conservação é chave para a sobrevivência da humanidade, pois tudo está interligado, se cometemos um desastre ambiental aqui, as conseqüências serão sentidas em escala mundial. É mais fácil conservar o que temos hoje do que amargarmos um prejuízo incontável com a degradação do meio natural em escala global que fatalmente nos levará a extinção, exemplos em pequena escala não faltam, basta olharmos e analisarmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário